segunda-feira, março 27, 2006

Justiça dos Homens?


Foto: Steven Le Vourc'h

Justiça de Deus...

Quem freqüenta 0 meu Blog sabe que o conceito deste é de amenizar a vida tão estressante em uma cidade grande, neste caso o Rio de Janeiro. Sempre procuro as melhores imagens, conteúdos leves, com textos que possam transmiti algo de positivo, e desperte o interesse de quem ler em ter seus próprios momentos em uma das cidades mais belas do Mundo.

Mas não posso ignorar os últimos acontecimentos nos seguintes Municípios da Baixada Fluminense: Nova Iguaçu (Bairro da Posse), e Queimados (Centro). Locais estes que em sua grande maioria residem trabalhadores, pobres mais decentes. Que não sonham com o carro do ano, ou a próxima viaje internacional já que sua maior riqueza esta em seu caráter, seu nome, familiares, e amigos.

Esta Chacina Covarde ocorrida na última madrugada não deve envergonha apenas os cariocas, e sim a todos que respeitam a vida. Todos que tenham sonhos por mais simples, ou difícil que seja realiza-los.

Deus lhe deu a vida, e a possibilidade de escolher qual caminho deve seguir para conquista seus objetivos sem precisar atropelar a vida de ninguém.

Quem tem Deus no coração mesmo que não tenha uma religião respeita o seu semelhante, não vai deseja o mal ao próximo, pois sabe que a Justiça dos Homens pode demorar. Só que a Justiça de Deus essa tem o momento certo... E se enganar quem pensar que esta só poderá ocorre quando não estiverem em corpo presente.

A Justiça de Deus começa na consciência pelos nossos atos, cada vez que estamos em duvida sobre algo que realizamos ou deixamos de realizar, ou tememos ter errado em nossos atos, na falta deles ou em nossos julgamentos precipitados.

Temos Deus agindo em nossa mente através da Reflexão, Permitindo que possamos pedi Perdão pelos nossos atos, e se possível a quem possamos vir a magoar. E caso o perdão não seja o suficiente para aliviarmos nossos corações devermos rever nossos conceitos para que não venhamos a repeti os mesmos erros.

Esqueça os números... Lembre-se que são vidas, Sonhos, Lutas, Objetivos traçados que jamais serão recompensados. Perde-se Aniversários, Datas festivas, momentos únicos e pessoais de cada um com seus familiares. É triste saber que é tão fácil ter sua vida estupidamente retirada... E como já não fosse revoltante por pessoas que recebem para zelar pela vida de inocentes.

Para os familiares nada resta além de suas lembranças, e ter que enterrar seus parentes que logo serão substuidos pela sociedade mais jamais terá o seu lugar ocupado em seus corações. E a Justiça dos Homens?

Rogério Moraes - Publicado em 01/04/2005 no Blog Rio que Amo AOL


Foto: Mundo Virtual

SOBREVIVENDO A REALIDADE BRASILEIRA

Na Baixada Fluminense, seis pessoas são mortas por dia.

No Rio de Janeiro, apenas 8% dos crimes de morte constituem-se em processos para investigação e, destes, só 10% concluem com identificação dos assassinos. Políticas públicas de segurança, criminalizando a pobreza e proclamando que "bandido bom é bandido morto", contribuem para esses números vergonhosos. É a cultura da morte e da impunidade.

No Brasil, líder mundial de mortos por armas de fogo, levantamento da organização não governamental Viva Rio indica que, em 2004, havia 17 milhões e 300 mil armas de fogo, com apenas 10% delas em uso por autoridades policiais e judiciárias; 8 milhões e 500 mil não estão registradas e metade encontra-se nas mãos dos envolvidos em atividades criminais.

Trecho da conclusão do Relatório do Deputado Chico Alencar (PT-RJ)
3o. Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados em 13 abril de 2005

LEIA : Relatório Integral



Dia 31 de Março de 2006 - 1 ano de Impunidade

A luta por justiça continua, Os parentes das 29 vítimas da chacina ontem 26/03/2006 pela manhã, juntamente de centenas de pessoas realizaram um ato ecumênico, seguido de uma caminhada, em Nova Iguaçu, um dos cenários do massacre, que completa um ano no próximo dia 31. O ato teve início por volta das 8h, na Via Light, próximo a Vila Olímpica. Depois, mesmo sob forte chuva, os manifestantes seguiram pelas ruas da cidade até a sede do Sesc, num percurso de quase dois quilômetros.

O ato de ontem foi organizado pelos parentes das vítimas, pela Diocese de Nova Iguaçu e por entidades de defesa dos direitos humanos. Além dos parentes e moradores, estiveram presentes o bispo de Nova Iguaçu, dom Luciano Bergamin, e representantes dos governos federal e estadual e da prefeitura.

Sem indenização

As promessas das autoridades ficaram no papel. Indenizações prometidas pelo Estado ainda não foram pagas, apesar dos nomes dos beneficiados já terem sido publicados no "Diário Oficial" há pelo menos seis meses.

"[A chacina] não pode ser esquecida. Para mim, parece que foi ontem, a dor é a mesma, a revolta é a mesma. É muito triste, mas continuamos na luta", disse Creuza Regina Tavares, avó de
Douglas Brasil, uma das 29 vítimas.

Douglas, que tinha 14 anos, foi um dos nove assassinados no bar Caíque, na rua Gama, em Nova Iguaçu. Ele jogava fliperama no momento da matança.

Cinco dos 11 PMs acusados de envolvimento na chacina irão a júri popular por 29 homicídios qualificados --por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas--, uma tentativa de homicídio e formação de quadrilha. Outros dois responderão apenas por formação de quadrilha. Quatro PMs foram liberados por falta de provas.

Fontes: Jb online, Folha de São Paulo, Uol



Foto: O Dia

Rio, 31 /03/2005

Esta noite jamais seria esquecida por quem testemunhou, ou nada pode fazer a não ser sentir-se como toda sociedade “impotente" diante da maior chacina de sua história.

O que espera de um numero? e se ele representa vidas? 31 sonhos partidos a bala destruindo não somente suas vidas, como de seus familiares que ainda aguardam que a Justiça seja feita contra estes COVARDES que resolveram“brincar” de Tiro ao Alvo em inocentes.

O que o homem pode fazer em 2 horas que não possa se arrepender depois? Matar? 2 horas foram o suficiente para deixar derramado um banho de sangue e dor nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados por nada.... Perde-se Vidas... por nada? Onde esta a coerência que nos diferencia dos animais irracionais?

Agora eu lhe pergunto:

Quem se importa?

E se Deus nos abandonar o que podemos espera?


Autor: Rogério Moraes - 27/03/2006

Esquecer é fácil demais quando o seu parente não é uma das vitimas Rogério Moraes

quarta-feira, março 22, 2006

Carnaval Oficial em Julho?


Foto: Claudio Lara - Carro E.T -Unidos da Tijuca

O Rei Momo vai ficar feliz da vida, e só depende do prefeito.

A Câmara de Vereadores do Rio aprovou na terça-feira, em segunda e última discussão, o projeto de lei do vereador Dionísio Lins (PP) que cria o carnaval fora de época no calendário oficial da prefeitura durante o mês de julho.

Pela proposta o evento seria durante 3 dias consecutivos, nos mesmos moldes do desfile tradicional, só que sem competição entre elas. realizado no Sambódromo, Organizado pela Rio Tur, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

As agremiações poderiam se apresentar com enredos de anos anteriores. O vice-presidente da Liesa, Jorge Castanheira, disse que não sabia do projeto e que vai esperar ser comunicado oficialmente para avaliar a viabilidade.

- Isso gera turismo, emprego e receita para a cidade - justifica o vereador.

Agora só falta o aval do prefeito Cesar Maia, pois se depender da vontade dos vereadores do Rio e de pessoas ligadas ao mundo do samba, o carnaval fora de época, aprovado na terça-feira pela Câmara, está garantido.

- Carnaval uma vez só é pouco. A Bahia tem carnaval o ano inteiro, e o baiano não se cansa. O carioca, que é um povo alegre, então... - diz o compositor Noca da Portela.

Para quem vive da folia, a idéia é ainda mais interessante.

- Para mim é ótimo, é mais trabalho. Depois que acaba o carnaval, a gente fica meio ocioso. Mais trabalho seria bom - explica o mestre Paulão, da União da Ilha.

O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, também vê com bons olhos a novidade.
- A cidade sai ganhando. Para o turismo é bom, porque cria mais movimento.

O pesquisador de carnaval Felipe Ferreira ressalta que a festa não se resume ao desfiles do Grupo Especial.

- A princípio, o desfile seria menor do que o de fevereiro, sem competição oficial entre as escolas.
O pesquisador dá idéias para uma festa diferente da tradicional:

- Talvez com uma fantasia única, como faz o bloco Cacique de Ramos, ou incentivando as alas a criarem suas próprias fantasias. Em lugar de sambas-enredo, por exemplo, as escolas poderiam desfilar cantando sambas de exaltação. O importante é criar um evento que seja diferente do desfile oficial - defende.

Mestre Paulão concorda e compara o desfile fora de época ao Desfile das Campeãs.

- Com certeza vai ficar mais bonito. Quando não tem competição, quando você pode fazer tudo o que quiser sem medo de nota baixa, é bem mais bonito. Fica mais solto. Além disso, é bom para manter o pique da bateria.

O Pesquisador Hiram Araújo é um dos que defendem a criação do carnaval fora de época.
Principalmente em 2008, quando a festa acontecerá no dia 3 de fevereiro, conforme previsto no calendário gregoriano. Isso encurtaria demais a temporada turística, na opinião de Hiram Araújo. Ele calcula que a receita do Rio teria perdas acima de U$ 50 milhões.

Curiosamente enganasse quem acredita que esta seja a primeira vez que se tentar realizar no Rio o carnaval fora de época. Nos anos 90 tentaram o mesmo projeto mas acabou não vingando porque as agremiações não concordaram.

Fonte: O Globo on Line

"Como não sou o que se pode chamar de folião de carnaval não faz muita diferença no meu dia a dia, até por que mesmo que eu esteja trabalhando na minha função carnaval, Natal, ou Ano Novo não é necessariamente dia de descanso. Agora para a cidade pode ser intere$$ante." Rogério Moraes

E vocês o que pensam sobre isso?

sábado, março 18, 2006

O Segredo é Viver


Foto: Eduardo Didonet's - Arraial do Cabo

A Lenda Pessoal

A Lenda Pessoal é a sua benção, o caminho que Deus escolheu para você aqui na Terra.

Sempre que você faz aquilo que o entusiasma, está cumprindo sua Lenda. Acontece que nem todos têm coragem de enfrentar seus próprios sonhos.

O caminho da Lenda Pessoal é tão difícil quanto qualquer outro, com a diferença de que seu coração está neste caminho. Quando começa a lutar por seus sonhos, o homem não tem experiência e por isso comete muitos erros.

Mas o segredo da vida é cair sete vezes e levantar-se oito. Porque depois de superadas as derrotas - e sempre superamos - sentimos muito mais energia e confiança.

No silêncio do coração, sabemos que nos tornamos dignos do milagre da vida.

Cada dia, cada hora, é parte do Bom Combate.Seguindo o caminho de sua Lenda, você ajuda a Alma do Mundo e entende porque está aqui.

Paulo Coelho

"Não menospreze um segundo se quer do milagre da vida, Pois este milagre é único e os seus efeitos na maioria das vezes afetam todos ao teu redor" Rogério Moraes

terça-feira, março 14, 2006

Belle Époque Carioca


Foto: Site Colombo - Vista 2ºAndar

Requinte e Tradição no Centro do Rio

A Centenária Confeitaria Colombo foi Fundada em 1894, na Rua Gonçalves Dias - Coração do Rio - Hoje faz parte do patrimônio histórico e artistico do Rio de Janeiro, e é ponto de referência no turismo da cidade.

Como um pedaço do passado que visita o presente, a Confeitaria Colombo é um exemplo típico da arquitetura art nouveau e da belle époque carioca.


Foto: Site Colombo

Tradicional ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos, seus luxuosos salões trazem de volta a mesma atmosfera de quando eram freqüentados por Olavo Bilac, Rui Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Villa Lobos, Virginia Lane, Getúlio Vargas, entre outros.

Os gigantescos espelhos belgas, os mármores italianos e o mobiliário em jacarandá testemunharam mais de um século de história e trazem aos dias de hoje ares e aromas do século XIX.



Fotos: Site Colombo - Cardápio

O cardápio variado da Confeitaria Colombo inclui pratos tradicionais, produzidos pela casa desde sua fundação. Algumas receitas foram recuperadas e reintegradas ao menu. Além disso, a sofisticada seleção de pratos inclui novidades, tudo produzido com a mesma qualidade, característica da Colombo, e agradável aos mais diversos e exigentes paladares.

A Centenária Confeitaria Colombo tem suas dependências muitas vezes utilizadas em gravações de Novelas, Seriados e filmes. Hoje em dia também utilizada para promove festas, almoços e jantares comemorativos em seus salões e oferece seu serviço de buffet para realização de eventos em outros locais.


Foto: Site Colombo - Mesa Pronta

" Na Confeitaria Colombo é assim requinte, e tradição a qualquer hora do dia ou em ocasiões especiais de uma forma bem democratica para você fazer um lanche rapido, ou para organizar um belíssimo evento em um dos locais mais famosos do Centro do Rio" Rogério Moraes

Fonte / Maiores Informações: Site Confeitaria Colombo

quarta-feira, março 08, 2006

Conquistando O Seu Mundo


Foto:Péricles Mendes


MULHERES

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta
quando acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento.

Pablo Neruda



A Data, o Fato, e o Objetivo desta Celebração

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Pretende-se com esta data chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.


Foto:Raquel Santana * Sonho de Menina

As Mulheres Fazem Historia

1691 -Estados Unidos - As Mulheres votam no Estado do Massachussetts. Perdem este direito em 1789.

1788 - França - Condorcet, filósofo e homem político francês, reclama para as mulheres o direito à educação, à participação na vida política e ao acesso ao emprego.

1792 - Inglaterra - Mary Wolstonecraft escreve um dos grandes clássicos da literatura feminista – A Reivindicação dos Direitos da Mulher – onde defendia uma educação para meninas que aproveitasse seu potencial humano.

1822 - Portugal - Primeira Constituição Liberal. Tanto esta Constituição como as seguintes afirmam. que a lei é igual para todos, sem referência especial às mulheres.

1822 - Brasil - A Arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa Carolina, exerce a regência, na ausência de D. Pedro I, que se encontrava em São Paulo. A imperatriz envia-lhe uma carta, juntamente com outra de José Bonifácio, além de comentários de Portugal criticando a atuação do marido e de dom João VI. Ela exige que D. Pedro proclame a independência do Brasil e, na carta, adverte: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".

1827 - Brasil - Surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas elementares; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.

1840 - Estados Unidos - Lucrécia Mott lança as bases de Equal Rights Association pedindo a igualdade de direitos para as mulheres e para os negros

1857 - Estados Unidos - No dia 8 de março, em uma fábrica têxtil, em Nova Iorque, 129 operárias morrem queimadas numa ação policial porque reivindicaram a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade. Mais tarde foi instituído o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em homenagem a essas mulheres.

1859 - Rússia - Primeiro movimento feminino em St. Pctersburgo para a emancipação da mulher.

1862
- Suécia - As mulheres votam nas eleições municipais.

1865 - Alemanha - Louise Otto funda a Associação Geral das Mulheres AIemãs.

1866 - Reino Unido - John Stuart MIII, filósofo e economista inglês, reclama o direito de voto para as mulheres.

1868 - Reino Unido - Criação da Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.

1869 - Estados Unidos - Nascimento da Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres. O estado dc Wyoming concede o direito de voto às mulheres para atingir o número de eleitores necessário para entrar na União.

1870 - França e Suécia - As mulheres têm acesso aos estudos médicos. - Turquia Inauguração de urna Escola Normal destinada a formar professoras para as escolas prirnárias e secundárias para raparigas.

1874 - Japão - Abertura da primeira Escola Normal para raparigas.

1878 - Rússia - Abertura da primeira Universidade feminina em St. Petersburgo.

1879
- Brasil - As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.

1882 - Estados Unidos - Susan B. Anthony funda o Conselho Nacional de Mulheres, tendo como patrono Victor Hugo; o célebre escritor era então um dos chefes do Partido Republicano.

1885
- Brasil - A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estréia como maestrina, ao reger a opereta "A Corte na Roça". É a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquetra. Precursora do chorinho, Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: "Ô Abre Alas". Escreveu ainda 77 peças teatrais.

1887 - Brasil - Formou-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho. As pioneiras tiveram muitas dificuldades em se afirmar profissionalmente e algumas foram ridicularizadas.

1893 - Nova Zelândia - Pela primeira vez no mundo, as mulheres têm direito ao voto.

1901- França - O deputado socialista René Viviani, sustenta pela primeira vez um debate sobre o direito de voto das mulheres.

1917 - Brasil - A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres.

1920 - EUA - Sufrágio feminino.

1923 - Japão - As atletas femininas ganham o direito de participarem das academias de artes marciais.

1928 - Brasil - O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. Elas foram às ruas, mas seus votos foram anulados. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages - RN.

1932 - Brasil - Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.A primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk, de 17 anos, embarca para Los Angeles. É a única mulher da delegação olímpica.

1933 - Brasil - Nas eleições para a Assembléia Constituinte, são eleitos 214 deputados e uma única mulher: a paulista Carlota Pereira de Queiroz.

1937/1945 - Brasil - O Estado Novo criou o Decreto 3199 que proibia às mulheres a prática dos esportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: "luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, pólo, pólo aquático, halterofilismo e beisebol". O Decreto só foi regulamentado em 1965.

1945 - A igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional, através da Carta das Nações Unidas.

1948 - Depois de 12 anos sem a presença feminina, a delegação brasileira olímpica segue para Londres com 11 mulheres e 68 homens. Neste ano, a holandesa Fanny Blankers-Keon, 30 anos, mãe de duas crianças, foi a grande heroína individual da Olimpíada, superando todos os homens ao conquistar quatro medalhas de ouro no atletismo.Declaração Universal dos Direitos Humanos.

1949 - São criados os Jogos da Primavera, ou ainda "Olimpíadas Femininas". No mesmo ano, a francesa Simone de Beauvoir publica o livro "O Segundo Sexo", no qual analisa a condição feminina.

1951 -Aprovada pela Organização Internacional do Trabalho a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual.

1960 - Grande tenista brasileira, a paulista Maria Esther Andion Bueno torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e Us Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.

1974 - Argentina - Izabel Perón torna-se a primeira mulher presidente.

1975 - Argentina - Ano Internacional da Mulher. A ONU promove a I Conferência Mundial sobre a Mulher, na Cidade do México. Na ocasião, é criado um Plano de Ação.

1979 - Brasil - Eunice Michilles, então representante do PSD/AM, torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga. A equipe feminina de judô inscreve-se com nomes de homens no campeonato sul-americano da Argentina. Esse fato motivaria a revogação do Decreto 3.199.

1980 - Brasil - Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: "Quem ama não mata".

1983 - Brasil - Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP), para traçar políticas públicas para as mulheres. O Ministério da Saúde cria o PAISM - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em resposta à forte mobilização dos movimentos feministas, baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, da mente e da sexualidade de cada mulher.

1983 - Estados Unidos - Sally Ride é a primeira mulher astronauta. Voou na nave espacial Challenger.


1985 - Brasil - Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP) e muitas são implantadas em outros estados brasileiros. Ainda neste ano, com a Nova República, a Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

1985 - É criado o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), em lugar do antigo Fundo de Contribuições Voluntárias das Nações Unidas para a Década da Mulher.

1987 - Criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro - CEDIM/RJ, a partir da reivindicação dos movimentos de mulheres, para assessorar, formular e estimular políticas públicas para a valorização e a promoção feminina.

1988 - Através do lobby do batom, liderado por feministas e pelas 26 deputadas federais constituintes, as mulheres obtêm importantes avanços na Constituição Federal, garantindo igualdade a direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.

1990 - Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora: Júnia Marise, do PDT/MG.

1993 - Assassinada Edméia da Silva Euzébia, líder das Mães de Acari, o grupo de nove mães que ainda hoje procuram seus filhos, 11 jovens da Favela de Acari (RJ), seqüestrados e desaparecidos em 1990.

Aindar em 1993 - Ocorre, em Viena, a Conferência Mundial de Direitos Humanos. Os direitos das mulheres e a questão da violência contra o gênero recebem destaque, gerando assim a Declaração sobre a eliminação da violência contra a mulher.

1994 - Roseana Sarney é a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro: o Maranhão. Foi reeleita em 1998.

1996 - O Congresso Nacional inclui o sistema de cotas, na Legislação Eleitoral, obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais.

1996 - A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é membro da ABL desde 1990.

1997 - As mulheres já ocupam 7% das cadeiras da Câmara dos Deputados; 7,4% do Senado Federal; 6% das prefeituras brasileiras (302). O índice de vereadoras eleitas aumentou de 5,5%, em 92, para 12%, em 96.

1998 - A Senadora Benedita da Silva é a primeira mulher a presidir a sessão do Congresso Nacional.

2001 - Alemanha - A alemã Jutta Kleinschmidt é a primeira mulher a vencer o Rali Paris-Dakar, na categoria carros. Considerada a prova mais difícil do planeta - seu desafio é atravessar o deserto - Kleinschmidt, com essa vitória, faz juz à força feminina, presente em todas as atividades do mundo atual. Em 23 anos de disputa, jamais uma mulher havia ganho nessa competição.

2003 - Brasil - Marina Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre, reeleita senadora com o triplo dos votos do mandato anterior, assume o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula no dia 1o de janeiro de 2003. Em seu discurso de posse, disse: "Não acho que devemos nos render à lógica do possível. O possível é feito para não se sair do lugar".

Fonte: Ibge


"Mulheres, Nesta data simbólica lhe dou os Parabéns pela garra que sempre tivestes, e por todos os frutos colhidos em todas as fases da tua vida" Rogério Moraes

quarta-feira, março 01, 2006

Soy Loco Por Ti, Vila Isabel


Foto:Caio Guatelli * Abre Alas

A Vila Isabel é Campeã após jejum de 18 anos

Após um jejum de 18 anos e justo no Aniversário da Cidade Maravilhosa surpreendentemente A escola de samba Unidos de Vila Isabel se torna a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro pela 1ª vez desde 1988 Com o enredo "Soy loco por ti America - A Vila canta a latinidade", e um total de 397,6 pontos, a agremiação ficou empatada com a Grande Rio, mas venceu pelo critério de desempate estabelecido pela Liga tirando o Titulo das favoritas Mangueira , Beija –Flor, Unidos da Tijuca, e durante a apuração da Viradouro e Grande Rio.

A Vila Isabel teve melhor pontuação no último quesito, samba-enredo, com 39,9 pontos, contra 39,8 da Grande Rio. Pelo regulamento, os primeiros quesitos a terem as notas divulgadas são os que menos influenciam no caso de empate; já os últimos são os mais importantes.

As escolas Caprichosos de Pilares (383,5) e Rocinha (371,7) tiveram as piores pontuações e, conseqüentemente, serão rebaixadas para o grupo de acesso.


Rocinha e Caprichosos são rebaixadas

Na última colocação, a Rocinha, vencedora do grupo de acesso em 2005, foi rebaixada com 371,7 pontos. A escola entrou na avenida com o enredo "Felicidade não tem preço", elaborado pelo carnavalesco Alex de Sousa.

A Caprichosos de Pilares, com 383,5 pontos, também foi rebaixada. A agremiação apresentou o enredo "Na folia com o espírito santo, o espirito caprichou", do carnavalesco Chico Espinosa, que jamais venceu no grupo especial do carnaval carioca.


Estácio no Grupo Especial no carnaval 2007

O carnavalesco Paulo Barros perdeu na Tijuca, mas ganhou o título pela Estácio de Sá no Grupo de Acesso, garantindo o retorno da escola à elite do Carnaval. A escola do morro do Estácio ficou à frente de São Clemente, União da Ilha e Tradição. Caíram para o Grupo B a Vizinha Faladeira e a Alegria da Zona Sul.O objetivo Liesa é ter apenas 12 escolas desfilando no Grupo Especial em 2008. Com isso, em 2007, mais uma vez duas escolas serão rebaixadas e somente uma subirá do Grupo de Acesso.



A História da campeã

A Escola foi fundada em 04 de abril de 1946, tem sua quadra localizada na Avenida Boulevard vinte e oito de setembro, nº 382 no bairro de Vila Isabel , Atualmente possui sua Fábrica de Carnaval - Cidade do Samba: Rua Rivadávia Correia, 60 - Barracão 5 - Gamboa – Centro/RJ.

A Escola do Bairro da Vila Isabel Desfilou com 3.600 Componentes, Intérprete: Tinga 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: :Rafael e Ruth, Mestre de Bateria: Mestre Mug.


Títulos da escola:

1960 - 1º Lugar - Campeão do 3º Grupo (ascendeu ao 2º Grupo, sendo que, os desfiles foram divididos em três grupos). Enredo: Poeta dos Escravos.

1979 - 1º Lugar - Campeão do Grupo 1B (Ascensão ao Grupo 1A) - Enredo: Os Dourados Anos de Carlos Machado

1988 - Campeã do Grupo Especial Enredo:Kizomba, Festa da RaçaPresidente: Lícia Maria Maciel CaninéCarnavalescos: Milton Siqueira / Paulo Cesar Cardoso / Ilvamar Magalhães

2003 - 1º Lugar - Campeão do Grupo de Acesso - Enredo: " A Vila É Para Ti..."

2004 – 1º Lugar – Campeã do Grupo Especial Enredo: Soy Loco Por Ti, América: A Vila Canta A Latinidade Carnavalesco: Alexandre Louzada


Foto: Moarcy Lopes Jr * Ritmista

O Enredo Campeão da Vila

A Vila surpreender no Carnaval 2006 ao realizar a integração de culturas latinas brincando de bailar La Bamba,A vila vem temperar seu samba, com "salsa", "mambo" e "merengue", arriscando um paso doble de "tango", balançando na "rumba" e na "conga", numa mistura original. E, ao se coroar de forma diferente, colorida e tropical, numa hola de alegria, bate orgulhosa no peito dizendo: Soy Loco Por Ti América: A Vila Canta a Latinidade.

O enredo da vila é descrito no site como "Um grito que clama, um revolucionário canto que chama, unindo em vozes continentes, num brado forte de luta, que conclama toda a América Latina, a formar um só povo, a cantar um mesmo hino" e funcionou pois conquistou os jurados.

Fontes:Uol,Globo On Line, Jb on line, Ig Noticias, e Site Unidos de Vila Isabel > Conheça no link http://www.gresunidosdevilaisabel.com.br/sitenovo/apresentacao/apresenta.html


O Bairro: Vila Isabel

Foto: Site Unidos de Vila Isabel


MINHA VILA QUERIDA

O bairro carioca de Vila Isabel nasceu em 3 de janeiro de 1872, quando o comerciante mineiro João Batista Viana Drumond comprou a então Fazenda dos Macacos e deu-lhe o nome em homenagem à Princesa Isabel.

Desde então, a vila foi palco de vários movimentos abolicionistas e até hoje guarda em suas ruas nomes de líderes importantes, como o senador Nabuco, Visconde de Abaeté, Souza Franco, Conselheiro Paranaguá e Torres Homem.

Um dos marcos do bairro, o Boulevard 28 de setembro também traz na memória os passos para a liberdade dos negros no Brasil. A idéia do Boulevard 28 de setembro, assim como toda Vila Isabel, surgiu da cabeça do Barão João Batista Viana Drumond, que para tocar a obra, chamou o engenheiro Francisco Bittencourt da Silva, que fez um levantamento do terreno e traçou o mapa. Como tudo na época, o Boulevard trouxe seu estilo da França, por seu traçado moderno e elegante. Já o nome veio do dia da assinatura da Lei do Ventre Livre, que dava liberdade a todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. O próprio bairro homenageia a Princesa Isabel, que promulgou a lei. Inovadora, Vila Isabel não foi apenas o primeiro bairro planejado da cidade. Lá também foi instalado o primeiro zoológico do Rio de Janeiro, criado pela visão empreendedora do Barão de Drumond e que se tornou um sucesso imediato, inspirando, inclusive, o jogo do bicho, também criado pelo Barão dentro das leis da época. Foi no dia 28 de setembro de 1871 que a Princesa Isabel assinou a Lei do Ventre Livre, tornando livres todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data.

A Vila Isabel passou por várias transformações, desde quando era a Fazenda do Macaco, com plantações de cana-de-açúcar, até se tornar um bairro importante do Rio de Janeiro.

Por causa de sua beleza natural, sua origem, sua história e suas lutas, Vila Isabel tornou-se uma fonte inesgotável de inspiração para os poetas. Até hoje costuma-se dizer que quem nasce em Vila Isabel já nasce poeta ou compositor. E não foram poucos os poetas brasileiros ligados à Vila. O mais famoso é Noel Rosa, que nasceu no bairro em 11 de dezembro de 1910. E muitos outros foram revelados ali, na terra do Barão de Drumond. Orestes Barbosa, Pixinguinha, Braguinha, Martinho da Vila, Antônio Nassara, João de Barro, Guilherme de Brito, Margarida Ottoni, Aldir Blanc e Nei Lopes são alguns dos inúmeros nomes que fizeram e ainda fazem a alegria dos corações brasileiros. Pelas calçadas onde surgiram algumas das mais famosas composições da MPB, várias delas, aliás, podem ser encontradas no chão, em partituras desenhadas na calçada com pedras portuguesas. Quem teve essa idéia foi o arquiteto Orlando Madalena, em 1964, para comemorar os quatrocentos anos do Rio de Janeiro. Coube ao compositor Almirante escolher as músicas que ficariam gravadas no chão da Vila. São 20 ao todo: Pelo telefone (Donga e Mano de Almeida), Feitiço da Vila (Noel Rosa e Vadico), Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro), Luar do sertão (Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco), entre outras.

Hoje Vila Isabel tem uma vida noturna com bares onde é comum encontrar músicos de repertório eclético: de rodas de samba a grupos de rock, de trios de forró pé-de-serra à MPB voz e violão. Há até lugares sem música alguma, mas que fazem o dever de casa com um chope gelado e comida honestíssima. E isso a meio caminho tanto da Zona Sul como da Zona Norte. Como já disse Noel, quem é da Vila não vacila.

Nada é como antes, mas uma nova história está começando em Vila Isabel. Como cantou o mestre Noel, A Vila "Tendo nome de princesa / Transformou o samba / Num feitiço decente / Que prende a gente".

Bibliografia: Aragão, Nilde Hersen – "Vila Isabel Terra de Poetas e Compositores". Rio de Janeiro, Ed.Conquista, 1997.Clipping UERJ - Programa - Jornal do Brasil