
Foto: Árvore 2006 - Globo.com
Inauguração da Árvore da Lagoa reúne 60 mil no Rio
A Árvore de Natal da Lagoa, no Rio de Janeiro, foi inaugurada neste sábado, no Parque do Cantagalo, com a presença de 60 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. O evento contou com apresentações da Orquestra Petrobras Sinfônica e do Coral da Fundação Bradesco. O repertório teve temas como Canta Canta Brasil, Ave Maria, Noite Feliz e Cidade Maravilhosa.
O show durou pouco mais de uma hora e foi encerrado com os convidados especiais a bailarina Ana Botafogo e o dançarino Carlinhos de Jesus, que dançaram sobre uma plataforma erguida atrás do palco onde estava a orquestra e o coral.
Depois do concerto, a árvore foi ligada seguido de queima de fogos, que durou pouco mais de cinco minutos. O evento é o terceiro maior do calendário de festas da cidade do Rio, perdendo apenas para o Carnaval e o Reveillón de Copacabana.
A árvore tem 2,8 milhões de microlâmpadas, quatro canhões de luz e 35 mil metros de mangueiras. Toda a estrutura tem 82 metros de altura, o equivalente a um prédio de 27 andares, e pesa 500 toneladas. Mais de mil operários foram contratados para o processo de montagem e manutenção da árvore.

Foto: Detalhes da Árvore 2006 - Site Terra
Entre os elementos da decoração deste ano está a tradicional cascata de água com jatos coloridos de 20 metros de altura que se movem de acordo com a música. Quarenta e oito bombas são as responsáveis pelo show das águas que acontecerá todos os dias entre as 20h e as 23h, a cada meia hora.
A Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas é a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records, é montada pela Bradesco Seguros e Previdência desde 1996 e já virou tradição nas festas de fim de ano no Rio de Janeiro.
A Evolução da Árvore em cada Natal
Video: You Tube - Árvore 2006 Edmison Gomes
11 Anos de História
1996 - Em sua estréia na Lagoa , a árvore de Natal Bradesco Seguros chegava com 48 metros de altura e 90 toneladas. A estrutura foi iluminada por 1,5 milhão de microlâmpadas.
1997 - Nesta edição ganhou mais dez metros de altura, chegando a 58 metros e a um peso de 107 toneladas. Para iluminação foram utilizadas 1,5 milhão de microlâmpadas.
1998 - Mantendo a mesma altura e um pouco mais pesada, a novidade esse ano foram as luzes moving lights, lâmpadas que moviam os fachos de luz em várias direções diferentes.
1999 - Com 76 metros, foi incluída no Guiness Book, como a mais alta do mundo. Efeitos especiais, fizeram com que os 2,1 milhões de microlâmpadas colorissem o céu e o espelho d'água da Lagoa.
2000 - A árvore agora é intinerante, se desloca por três pontos da Lagoa. A cenografia dessa edição foi inspirada na renda tecida pelas vovós. Para conseguir esse efeito, na estrutura de 79 metros foram utilizadas 2,5 milhões de microlâmpadas, 12 refletores computadorizados e 1.500 metros de neon azul.
2001 - Nesta edição a árvore contou com uma decoração de mais de 300 bolas douradas e variados tipos de desenhos de neve. A estrela do topo teve 4 metros de altura e foi feita em estrutura metálica neon.
2002 - A árvore foi decorada com 2,8 milhões de microlâmpadas, 200 mil a mais que em 2001. A novidade ficou por conta dos 8 moving lights de 7 mil watts cada um, que iluminaram não só a estrutura como o céu e o espelho d´água da Lagoa.
2003 - Com o tema “Anjos e Notas Musicais ”, a versão 2003 da Árvore de Natal da Bradesco Seguros conta com 11 flutuadores (três a mais que em 2002) e 26.000 metros de mangueiras luminosas para realizar efeitos de anjos, estrelas e notas musicais.
2004 - A principal novidade deste ano está no tema principal com os sinos em movimento e as imagens de pombas, simbolizando a paz. É a primeira vez que a iluminação da Árvore apresenta movimentos. São utilizados 32 mil metros de mangueiras luminosas - seis mil metros a mais que em 2003. As mangueiras luminosas fazem o formato das peças. Os canhões de luz continuam este ano com uma coreografia ainda mais especial.
2005 - Para marcar os seus dez anos, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência teve o balé das águas. A maior árvore de Natal flutuante do mundo apresentou cor em seus motivos de iluminação.Velas, ramos de trigo e bolas de Natal coloridos - usados em arranjos de mesa da ceia natalina. Todas as noites, o público acompanhou um maravilhoso espetáculo de luzes, cores e águas em movimento. Quarenta e oito bombas instaladas no entorno da Árvore jorrararam jatos d’água de até 20 metros de altura.
2006 - A 11ª edição da Árvore traz projeções de ícones típicos dos estados brasileiros, além de bolas e enfeites natalinos. Foram necessários 7 geradores, 27 backlights e 35 mil metros de mqngueiras luminosoas. Toda essa modernidade, deixou o maior enfeite de Natal flutuante do mundo com uns quilinhos a mais, que agora chegam a 500 toneladas. A Árvore ainda terá parte de sua estrutura pintada de verde, para ganhar destaque durante o dia.
Fonte: Terra / Globo.com /Bradesco.com.br