quarta-feira, março 22, 2006

Carnaval Oficial em Julho?


Foto: Claudio Lara - Carro E.T -Unidos da Tijuca

O Rei Momo vai ficar feliz da vida, e só depende do prefeito.

A Câmara de Vereadores do Rio aprovou na terça-feira, em segunda e última discussão, o projeto de lei do vereador Dionísio Lins (PP) que cria o carnaval fora de época no calendário oficial da prefeitura durante o mês de julho.

Pela proposta o evento seria durante 3 dias consecutivos, nos mesmos moldes do desfile tradicional, só que sem competição entre elas. realizado no Sambódromo, Organizado pela Rio Tur, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

As agremiações poderiam se apresentar com enredos de anos anteriores. O vice-presidente da Liesa, Jorge Castanheira, disse que não sabia do projeto e que vai esperar ser comunicado oficialmente para avaliar a viabilidade.

- Isso gera turismo, emprego e receita para a cidade - justifica o vereador.

Agora só falta o aval do prefeito Cesar Maia, pois se depender da vontade dos vereadores do Rio e de pessoas ligadas ao mundo do samba, o carnaval fora de época, aprovado na terça-feira pela Câmara, está garantido.

- Carnaval uma vez só é pouco. A Bahia tem carnaval o ano inteiro, e o baiano não se cansa. O carioca, que é um povo alegre, então... - diz o compositor Noca da Portela.

Para quem vive da folia, a idéia é ainda mais interessante.

- Para mim é ótimo, é mais trabalho. Depois que acaba o carnaval, a gente fica meio ocioso. Mais trabalho seria bom - explica o mestre Paulão, da União da Ilha.

O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, também vê com bons olhos a novidade.
- A cidade sai ganhando. Para o turismo é bom, porque cria mais movimento.

O pesquisador de carnaval Felipe Ferreira ressalta que a festa não se resume ao desfiles do Grupo Especial.

- A princípio, o desfile seria menor do que o de fevereiro, sem competição oficial entre as escolas.
O pesquisador dá idéias para uma festa diferente da tradicional:

- Talvez com uma fantasia única, como faz o bloco Cacique de Ramos, ou incentivando as alas a criarem suas próprias fantasias. Em lugar de sambas-enredo, por exemplo, as escolas poderiam desfilar cantando sambas de exaltação. O importante é criar um evento que seja diferente do desfile oficial - defende.

Mestre Paulão concorda e compara o desfile fora de época ao Desfile das Campeãs.

- Com certeza vai ficar mais bonito. Quando não tem competição, quando você pode fazer tudo o que quiser sem medo de nota baixa, é bem mais bonito. Fica mais solto. Além disso, é bom para manter o pique da bateria.

O Pesquisador Hiram Araújo é um dos que defendem a criação do carnaval fora de época.
Principalmente em 2008, quando a festa acontecerá no dia 3 de fevereiro, conforme previsto no calendário gregoriano. Isso encurtaria demais a temporada turística, na opinião de Hiram Araújo. Ele calcula que a receita do Rio teria perdas acima de U$ 50 milhões.

Curiosamente enganasse quem acredita que esta seja a primeira vez que se tentar realizar no Rio o carnaval fora de época. Nos anos 90 tentaram o mesmo projeto mas acabou não vingando porque as agremiações não concordaram.

Fonte: O Globo on Line

"Como não sou o que se pode chamar de folião de carnaval não faz muita diferença no meu dia a dia, até por que mesmo que eu esteja trabalhando na minha função carnaval, Natal, ou Ano Novo não é necessariamente dia de descanso. Agora para a cidade pode ser intere$$ante." Rogério Moraes

E vocês o que pensam sobre isso?

3 comentários:

Claudinha ੴ disse...

oi "Minino"! Eu acho que para quem vive de turismo deve ser bom, mas para quem mora na cidade e não tem nada com o carnaval, deve incomodar. De qualquer maneira, vale tudo para ter mais grana... Está muito difícil pagar as contas hj em dia e o povo acha jeito em tudo. Eu não gostaria , se morasse aí... Talvez um outro tipo de evento... Beijão.

Anônimo disse...

Oi, Rogério
Voltando ao seu cantinho, e agora, para te desejar um lindo final de semana, com muitas alegrias.
Qto ao carnaval fora de época, acho que é válido, principalmente para o turismo, para a cidade em si, e para aqueles que adoram uma folia.
Adorei a música de fundo, linda!
Beijo no coração.

Anônimo disse...

Rogério,vi o seu link lá no De Cara Pra Lua e vim conhecer.Muito legal.

Ótimo o post:"O Segredo é viver".Parabéns