quinta-feira, agosto 24, 2006

O Segundo Camelô mais Famoso do Brasil


Fotos: Site Banca so David

O inicio e a Superação

Ele é simplório, não completou se quer o ensino fundamental e tropeça nas palavras, mas sabe vender seu peixe como ninguém. Sorridente e carismático, o camelô David Mendonça Portes, de 49 anos, transformou sua banca de guloseimas, no Centro do Rio de Janeiro, no mais bem-sucedido ponto da economia informal brasileira.

Antes de se tornar camelô Davi Mendonça Portes, trabalhou na colheita de cana de açúcar em Campos (RJ), Algum tempo depois se mudou para capital do Rio de Janeiro, em busca de um sonho! Seu primeiro emprego de carteira assinada foi na Gravadora Polygram como motorista.

Desempregado, foi despejado do barraco na rocinha onde morava com sua esposa, Maria de Fátima, sendo obrigado a perambular pelo Rio até decidir morar pelas ruas do Bairro do Méier (Zona Norte do RJ),

A trajetória de David pela economia informal começou por obra do acaso, há 14 anos. Desempregado, faminto e sem teto, precisava de R$ 12,00 para comprar um remédio para a mulher grávida de oito meses do único filho do casal, Thiago.

Tomou o dinheiro emprestado de um conhecido e, a caminho da farmácia, ousou arriscar: converteu o dinheiro em bolachas e balas e ganhou as ruas. No fim do dia, havia dobrado o capital, comprado o remédio, um lanche e uma nova leva de doces para vender.

Há 19 anos a banquinha de doces é montada todos os dias, no mesmo lugar: a calçada na Avenida Presidente Wilson. Para David o lugar é especial. Debaixo da marquise, ele e a mulher grávida passaram várias noites de inverno, sem ter outro lugar para dormir. Uma história dramática que teve uma virada, no dia em que David decidiu ser um camelô.

Em um ano formou sua banca de doces com mais de 240 itens. Hoje, sua presença é cada vez mais rara na barraca, mas nem por isso pensa em se afastar de vez do negócio. “Quem dá as costas aos clientes está fadado a desaparecer”, ensina.

"Comecei a sortear prêmios. Criei o call center. É a única barraca que faz delivery. As pessoas ligam nesses prédios aí e a gente tem dois rapazes para fazer entrega. Depois criei a loja virtual, que é uma grande sacada. As pessoas olham o site vêem o que querem depois ligam pro call center e a gente faz o delivery!".





O Segredo do Sucesso

Eu não sabia que tinha o dom de encantar e de fidelizar os meus clientes. Então, comecei como ambulante há exatamente 18 anos, com apenas R$ 12,00. Foi com esse dinheiro que eu comecei minha trajetória de sucesso!

Hoje sou considerado um dos melhores palestrantes e consultores de marketing e vendas do Brasil. Chego a fazer 15 palestras por mês e já fui citado pelo Philip Kotler, nos EUA. Também já concedi inúmeras entrevistas na mídia nacional e internacional.

As pessoas hoje me chamam de o 2° camelô mais famoso do Brasil. Só perco para o meu ídolo Silvio Santos!

O segredo da Banca do David é sempre estar se destacando dos concorrentes. “Tive que inventar muitas coisas. O sucesso de um produto ou da própria empresa está em saber lidar com o público. O cliente é mesmo um Rei e não tem conversa. É preciso ter transparência, então não mostre aquilo que não pode oferecer! Os clientes gostam sempre de boas novidades, por isso devemos surpreendê-los a toda hora!”·

Quando o assunto é marketing, David Portes está sempre em evidência em revistas, jornais e programas de televisão. Ele já foi capa por mais de uma vez dos jornais Extra, Jornal do Brasil, O Globo, O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil, O Dia, Gazeta do Povo. Foi capa também de Revistas de prestigio como Exame, Época, Isto É, Isto É Dinheiro, Veja, Meio & Mensagem, revista Tudo (citado entre os 10 melhores palestrantes do Brasil).

David também foi pauta de colunistas famosos, como Ricardo Boechat, Tutty Vasquez, Márcia Peltier, Joaquim Ferreira dos Santos. Foi Entrevistado em programas no Brasil e no Mundo, entre eles Bom Dia Mulher, Brasil Urgente, Charme, CNN Espanhol, De Frente com Gabi, Domingo Espetacular, É Show, Fantástico, Hebe, Jornal da Globo, Nicolas Dayon, O Aprendiz 3, Programa do Jô, Reportagem/Livro, Sabadaço, Sbt Brasil, Super pop, Tudo a Ver, entre outros.




O Maior Palestrante do Mundo

Hoje o faturamento é de R$ 600 a R$ 700 por dia. Tamanho êxito comercial alçou o camelô à condição de guru do marketing — e dos mais requisitados. Ele viaja de norte a sul do país para dar 15 palestras, em média por mês, ele cobrar R$ 10.500 por cada palestra. "Já cheguei a fazer 22 palestras num mês". Uma média de 100 palestras por ano.

Sua agenda está lotada de eventos até o fim do ano. A platéia costuma ser seleta, composta de empresários, economistas e executivos pós-graduados em cursos de MBA (Master in Business Administration).

Com sua sabedoria popular, David encanta o público. Foi assim na primeira palestra, há cerca de quatro anos, no Instituto de Marketing Industrial, em São Paulo. Na platéia, a nata do empresariado nacional. No palco, ao avistar Antônio Ermírio de Moraes, David tratou logo de fazer seu marketing pessoal: rasgou elogios e pediu uma salva de palmas ao presidente do grupo Votorantim. No dia seguinte, o empresário enviou-lhe uma placa de prata cumprimentando-o pela criatividade e capacidade empreendedora.

"A minha história não é diferente das demais, de repente me vi sem emprego, sem dinheiro para comer, para pagar o aluguel e com minha esposa grávida. Fui à luta! Hoje a minha banca é a mais visitada do Centro do Rio de Janeiro, tenho mais de 5 mil clientes cadastrados na banca e mais de 12 mil clientes cadastrados em meu site. As pessoas me chamam de o 2º camelô mais famoso do Brasil, só perdendo para o meu ídolo Silvio Santos".

A partir daí, ele não parou mais de inventar. Criou, entre outras modas, o marketing cai-cai (se qualquer mercadoria cai no chão a até 2 metros da banca, o cliente leva outra de graça), o genérico do David (toda vez que pede por um produto que está em falta, o consumidor ganha 50% de desconto na compra de um similar e leva de graça qualquer mercadoria caso a original não esteja disponível no dia seguinte) e a promoção feliz aniversário (os 5 mil clientes cadastrados têm direito a escolher uma gulodice de presente).

'Isso é marketing de relacionamento, neguinho fica encantado', comenta o camelô. 'As empresas brasileiras vivem alegando que se relacionar com o cliente custa caro. O David é a prova cabal de que isso não é verdade', afirma José Carlos Moreira, presidente do Instituto de Marketing Industrial de São Paulo.

David também faz 'marketing de incentivo': dobra a diária dos três funcionários quando se ausenta para palestrar. 'Eles chegam a rezar para eu fazer mais palestras', afirma, entre risos. São estratégias como essas que vêm garantindo seu êxito.

'Um camelô aparecendo em casos de marketing estudados nas universidades é das coisas mais significativas que aconteceram no ramo nos últimos anos', resume o publicitário Fábio Marinho, diretor da Oficina de Propaganda e Marketing, a agência que criou a logomarca da banca. 'O grande mérito do David é que chegou a diversas teorias baseado na intuição', acrescenta Cecília Mattoso, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio.




David começou a realizar palestras no ano de 2002 por todo Brasil, e de lá para cá vem colecionando prêmios de reconhecimento pela qualidade de sua palestra entre eles, o Prêmio Top de Qualidade em 2005, Em 2006 com o Prêmio Internacional - THE BIZZ AWARDS 2006 – Categoria Palestrante do Ano, no MANHATTAN CENTER – NEW YORK / EUA. Este prêmio é considerado o Oscar dos empresários. E o Prêmio TOP OF BUSINESS NACIONAL 2006.

David Portes já fez mais de 600 palestras para inúmeras empresas, que aprovaram o talento e o sucesso dele como palestrante. Autodidata, jamais freqüentou um cursinho ou uma faculdade. Aliás, só estudou até a 7ª série. Mas suas estratégias são tão eficazes que, já há algum tempo, é requisitado por empresas e universidades para dar palestras sobre o assunto.

Em palestra intitulada “Uma Lição de Vida & Marketing”, David explica como criar diferenciais para fugir do igual. Também ensina como conquistar e manter clientes com boa publicidade e usar bem o chamado marketing boca-a-boca.

A palestra tem duração de 1h30 e tem dinâmicas em grupo, em que ele sorteia valiosos prêmios como, por exemplo, relógios de ouro, canetas de luxo, TVs, DVDs e muito doce.

hoje podemos dizer que o Sr David conquistou o seu espaço no meio empresarial, sendo considerado pelas empresas como “Guru” do Marketing. Sua palestra Uma Lição de Vida & Marketing, está no topo da lista das mais solicitadas do Brasil.

Avesso a falar de renda, David possuía em 2002, além da banca na Avenida Presidente Wilson, uma casa e um depósito em Nilópolis, na Baixada Fluminense, um sítio e um automóvel Golf 2.0, ano 2002.




O pensamento vivo de David Lições do marketing intuitivo

'Não se deve vender o que o cliente não quer porque é o mesmo que botar uma gota de veneno num balde d’água: contamina todo o resto"

''É bom não esquecer que é dando que se recebe. Por isso eu dou prêmios e brindes. Todo cliente adora concorrer a alguma coisa"

''Sempre é bom manter o alto-astral e sorrir para o cliente. O sorriso abre portas e carteiras também"

''Você tem de estar sempre criando, sempre fazendo um agradinho para seduzir as pessoas e enxugar o bolso delas"

''Tem de usar o marketing para descontrair as pessoas, porque assim elas ficam vulneráveis no bolso e liberam mais a grana'

Fontes: Isto é Dinheiro, Veja, Site Rede Record, Site Banca do David

6 comentários:

edi.suely disse...

Uau! Que maravilha de história, hein? Impressionante mesmo. Parabéns. Venha conhecer meu esdpaço e deixar seus comentários. Virei sempre aqui, ok? Paz!
Edimar Suely
edi_suely.blig.ig.com.br

Mary Matos disse...

Oi Rodjerio aqui estou pra dizer que sou tua eterna admiradora.
Adorei a materia do camelo David
um verdadeiro exemplo de vida mostrando ai que tudo, absolutamente tudo e possivel desde que tenhamos forca de vontade.
Arranh,,,ate que enfim....

Beijos imenso no seu coracao...

Mary Matos

Claudinha disse...

Olá moço!

Eu invejo a capacidade deste cara, tem gente que nasce sabendo usar os dons que deus deu, Todos temos , mas não sabemos usar... Beijos!

Darlene Vianna disse...

Oi Rogério, amei a matéria sobre o Camelô.... muito boa.... E as fotus do seu blog, são de máxima excelência.... Tô adorando as matérias e como são bem coerentes, são de fácil entendimento... Bom trabalho, continue assim... Sua fã número 1... Bjos

Marco Santos disse...

Rogério, eu trabalhei tantos anos na Franklin Roosevelt, passava pela banca de biscoitos do davi e nem imaginava que aquele cara seria o rei do marketing. Hoje quando eu passo por ali sempre falo com ele, compro alguma coisinha. O cara é um dos maiores exemplos dde self-made man que eu conheço! O Silvio Santos que se cuide!
Um abraço!

Anônimo disse...

ELE E UM SUPER GENIO ,SIMPLES
QUERIDO E MUITO SIMPATICO.
VOU SEGUIR SEUS EXEMPLOS E VER SE CONSIGO ME DAR BEM EM MEUS NEGOCIOS.