segunda-feira, maio 07, 2007

Red Bull Air Race fascina 1 milhão de pessoas na Enseada de Botafogo


Foto: Divulgação - Vôo de reconhecimento

1ª Edição do Red Bull Air Race conquista o Rio

A segunda etapa do Air Race, série mundial de corrida de aviões, no Rio de Janeiro, atraiu uma multidão à Praia de Botafogo e ao Aterro do Flamengo (Zona Sul do Rio) no feriado dedicado a Tiradentes. Segundo estimativa oficial da Polícia Militar do Rio, 1 milhão de pessoas assistiram ao evento.Um helicóptero apresentou o circuito de duas voltas ao público.

As acrobacias e a velocidade das aeronaves --que ultrapassam os 350 km/h-- foram vistas em quatro telões espalhados pela enseada. Pessoas assistiram ao evento na praia, dentro do mar e das janelas dos prédios.

A manobra que mais empolgou a platéia foi a "meia-cubana", um looping em que o avião chega ao ponto mais alto no trajeto e, em seguida, giro em torno do próprio eixo.

Ocorreram problemas em relação ao trânsito já que o grande fluxo de pessoas superou as expectativas, as ruas próximas à enseada de Botafogo acabaram bloqueadas pelo excesso de carros, o que gerou um nó no tráfego, com reflexos na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), Ponte Rio-Niterói e em parte da Zona Norte da cidade.

Um grande movimento de pessoas foi registrado também no metrô do Rio, muito acima do normal para um feriado. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal de esportes da tv a cabo SporTV para todo o Brasil.



Foto: Divulgação - Apresentação do Espanhol Alejandro Maclean

O inglês Paul Bonhomme foi o grande campeão da etapa carioca da Air Race. Ele venceu o espanhol Alejandro Maclean na final com o tempo de 1m32s45, contra 1m36s53 do rival.

Foi um fim de semana perfeito para o piloto, que voou sempre mais rápido que os adversários em todas as fases da competição, desde a prova de classificação, passando pela eliminatória que definiu os oito finalistas, até os enfrentamentos piloto contra piloto.

Na primeira semifinal, Bonhomme fez o ótimo tempo de 1m31s30 e eliminou o americano Mike Mangold que marcou 1m36s54. A segunda vaga para a final foi disputada entre os surpreendentes Alejandro Maclean e o austríaco Hannes Arch - em sua segunda corrida na categoria - que eliminaram os favoritos Peter Besenyei e Kirby Chambliss.

O espanhol levou a melhor com uma diferença de menos de meio segundo - 1m41s28 contra 1m41s63.Bonhomme foi o primeiro a subir aos céus e passou pelo circuito com extrema velocidade.

O piloto mais uma vez manteve seu tempo na casa de um minuto e meio. Mesmo conseguindo sua melhor marca na final, o espanhol não conseguiu superar o inglês, que dominou totalmente a etapa carioca.A disputa pelo terceiro lugar, Mike Mangold superou Hannes Arch com boa diferença.

O norte-americano cravou 1m34s75, e que o austríaco completou o circuito em 1m41s14 Com a vitória no Rio de Janeiro, Bonhomme assumiu a liderança da temporada, com 10 pontos ganhos. Mangold continua na segunda posição na tabela, com nove.


Foto: Divulgação - Público de 1 Milhão prestigia evento inédito na América Latina

Confira o resultado final da etapa do Rio :

1) Paul Bonhomme
2) Alejandro Maclean
3) Mike Mangold
4) Hannes Arch
5) Peter Besenyei
6) Kirby Chambliss
7) Nigel Lamb

Fontes: Folha on Line, Terra, Uol, globo.com e Site redbullairrace.com


RED BULL AIR RACE - VEJA COMO FOI O EVENTO


Red Bull Air Race Rio - Praia de Botafogo - 21/04/2007

Filmado no Mirante do Pasmado desde às 9:30h. Campeão: o britânico Paul Bonhomme, que completou o circuito de 1,4 km em apenas 1 minuto, 32 segundos e 45 décimos. Bonhomme fez a final com o espanhol Alejando Maclean, que perdeu com o tempo de 1 minuto, 36 segundos e 53 décimos.

Depois da bateria final, alguns pilotos da competição aproveitavam a liberação do espaço aéreo sobre a baía de Guanabara para fazerem seus últimos espetáculos acrobáticos no Brasil. O RedBull Air Race Rio reuniu 13 pilotos, que disputaram quem percorria os 1,4 km do circuito em menos tempo.

Vídeo e Texto - You Tube: por Bruno Waddington


* Texto publicado originalmente em 22/04/2007 no extinto Rio que Amo 2 assim como nos 7 primeiros comentários encontrado neste Haloscan

7 comentários:

Anônimo disse...

Claudinha disse...

Olá, quanto tempo! Eu vi na TV, mas aqui está tudo muito mais detalhado e bonito! Um beijo e parabéns!

22 de Abril de 2007 15:01

Anônimo disse...

Diana disse...

Queridão!!!

Amei seu cantinho virtual!!!

Vc devia ter ido ao Red Bull Air Race!! Você estva tão empolgado...
E pelo jeito foi um verdadeiro espetáculo!
Bjão!
Di

22 de Abril de 2007 15:24

Anônimo disse...

Myra disse...

Oi eu vi pela TV, achei muito interessante até mami que não se liga nessas coisas parou para ver (quem diria que a veia gostava de aviador)

Beijos e parabéns ficou otimo.

23 de Abril de 2007 01:46

Anônimo disse...

Cris Shoo shoo disse...

na verdade, não gostei muito desta corrida aerea...

Mas gosto do rio!

23 de Abril de 2007 14:02

Anônimo disse...

nyna♥♥♥ disse...

ROGER

Pena q aqui no interior de Minas nao temos oportunidades como esta..incrivel como conseguiram juntar um milhao de pessoas!!!
vc deveria ter ido .. pra contar os detalhes especiais..

bjos!!♥♥♥

23 de Abril de 2007 14:54

Anônimo disse...

caio arroyo disse...

Isso q eu chamo de amor ao lugar q mora, parabens pela ideia do blog, eu assisti pela televisao e fiquei com invenja dos cariocas, deve ser emocionante ao vivo

23 de Abril de 2007 16:53

Anônimo disse...

Clarilis disse...

Rogério,
Primeiro parabéns pelo post. Feijoada, hhuuummm.
Procurei vcs e como não os achei, vim dar oi aqui.
Saudades de todos.
Bjss.
Clarilis - clarilis@yahoo.com.br

3 de Maio de 2007 22:49