quarta-feira, março 01, 2006

Soy Loco Por Ti, Vila Isabel


Foto:Caio Guatelli * Abre Alas

A Vila Isabel é Campeã após jejum de 18 anos

Após um jejum de 18 anos e justo no Aniversário da Cidade Maravilhosa surpreendentemente A escola de samba Unidos de Vila Isabel se torna a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro pela 1ª vez desde 1988 Com o enredo "Soy loco por ti America - A Vila canta a latinidade", e um total de 397,6 pontos, a agremiação ficou empatada com a Grande Rio, mas venceu pelo critério de desempate estabelecido pela Liga tirando o Titulo das favoritas Mangueira , Beija –Flor, Unidos da Tijuca, e durante a apuração da Viradouro e Grande Rio.

A Vila Isabel teve melhor pontuação no último quesito, samba-enredo, com 39,9 pontos, contra 39,8 da Grande Rio. Pelo regulamento, os primeiros quesitos a terem as notas divulgadas são os que menos influenciam no caso de empate; já os últimos são os mais importantes.

As escolas Caprichosos de Pilares (383,5) e Rocinha (371,7) tiveram as piores pontuações e, conseqüentemente, serão rebaixadas para o grupo de acesso.


Rocinha e Caprichosos são rebaixadas

Na última colocação, a Rocinha, vencedora do grupo de acesso em 2005, foi rebaixada com 371,7 pontos. A escola entrou na avenida com o enredo "Felicidade não tem preço", elaborado pelo carnavalesco Alex de Sousa.

A Caprichosos de Pilares, com 383,5 pontos, também foi rebaixada. A agremiação apresentou o enredo "Na folia com o espírito santo, o espirito caprichou", do carnavalesco Chico Espinosa, que jamais venceu no grupo especial do carnaval carioca.


Estácio no Grupo Especial no carnaval 2007

O carnavalesco Paulo Barros perdeu na Tijuca, mas ganhou o título pela Estácio de Sá no Grupo de Acesso, garantindo o retorno da escola à elite do Carnaval. A escola do morro do Estácio ficou à frente de São Clemente, União da Ilha e Tradição. Caíram para o Grupo B a Vizinha Faladeira e a Alegria da Zona Sul.O objetivo Liesa é ter apenas 12 escolas desfilando no Grupo Especial em 2008. Com isso, em 2007, mais uma vez duas escolas serão rebaixadas e somente uma subirá do Grupo de Acesso.



A História da campeã

A Escola foi fundada em 04 de abril de 1946, tem sua quadra localizada na Avenida Boulevard vinte e oito de setembro, nº 382 no bairro de Vila Isabel , Atualmente possui sua Fábrica de Carnaval - Cidade do Samba: Rua Rivadávia Correia, 60 - Barracão 5 - Gamboa – Centro/RJ.

A Escola do Bairro da Vila Isabel Desfilou com 3.600 Componentes, Intérprete: Tinga 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: :Rafael e Ruth, Mestre de Bateria: Mestre Mug.


Títulos da escola:

1960 - 1º Lugar - Campeão do 3º Grupo (ascendeu ao 2º Grupo, sendo que, os desfiles foram divididos em três grupos). Enredo: Poeta dos Escravos.

1979 - 1º Lugar - Campeão do Grupo 1B (Ascensão ao Grupo 1A) - Enredo: Os Dourados Anos de Carlos Machado

1988 - Campeã do Grupo Especial Enredo:Kizomba, Festa da RaçaPresidente: Lícia Maria Maciel CaninéCarnavalescos: Milton Siqueira / Paulo Cesar Cardoso / Ilvamar Magalhães

2003 - 1º Lugar - Campeão do Grupo de Acesso - Enredo: " A Vila É Para Ti..."

2004 – 1º Lugar – Campeã do Grupo Especial Enredo: Soy Loco Por Ti, América: A Vila Canta A Latinidade Carnavalesco: Alexandre Louzada


Foto: Moarcy Lopes Jr * Ritmista

O Enredo Campeão da Vila

A Vila surpreender no Carnaval 2006 ao realizar a integração de culturas latinas brincando de bailar La Bamba,A vila vem temperar seu samba, com "salsa", "mambo" e "merengue", arriscando um paso doble de "tango", balançando na "rumba" e na "conga", numa mistura original. E, ao se coroar de forma diferente, colorida e tropical, numa hola de alegria, bate orgulhosa no peito dizendo: Soy Loco Por Ti América: A Vila Canta a Latinidade.

O enredo da vila é descrito no site como "Um grito que clama, um revolucionário canto que chama, unindo em vozes continentes, num brado forte de luta, que conclama toda a América Latina, a formar um só povo, a cantar um mesmo hino" e funcionou pois conquistou os jurados.

Fontes:Uol,Globo On Line, Jb on line, Ig Noticias, e Site Unidos de Vila Isabel > Conheça no link http://www.gresunidosdevilaisabel.com.br/sitenovo/apresentacao/apresenta.html


O Bairro: Vila Isabel

Foto: Site Unidos de Vila Isabel


MINHA VILA QUERIDA

O bairro carioca de Vila Isabel nasceu em 3 de janeiro de 1872, quando o comerciante mineiro João Batista Viana Drumond comprou a então Fazenda dos Macacos e deu-lhe o nome em homenagem à Princesa Isabel.

Desde então, a vila foi palco de vários movimentos abolicionistas e até hoje guarda em suas ruas nomes de líderes importantes, como o senador Nabuco, Visconde de Abaeté, Souza Franco, Conselheiro Paranaguá e Torres Homem.

Um dos marcos do bairro, o Boulevard 28 de setembro também traz na memória os passos para a liberdade dos negros no Brasil. A idéia do Boulevard 28 de setembro, assim como toda Vila Isabel, surgiu da cabeça do Barão João Batista Viana Drumond, que para tocar a obra, chamou o engenheiro Francisco Bittencourt da Silva, que fez um levantamento do terreno e traçou o mapa. Como tudo na época, o Boulevard trouxe seu estilo da França, por seu traçado moderno e elegante. Já o nome veio do dia da assinatura da Lei do Ventre Livre, que dava liberdade a todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. O próprio bairro homenageia a Princesa Isabel, que promulgou a lei. Inovadora, Vila Isabel não foi apenas o primeiro bairro planejado da cidade. Lá também foi instalado o primeiro zoológico do Rio de Janeiro, criado pela visão empreendedora do Barão de Drumond e que se tornou um sucesso imediato, inspirando, inclusive, o jogo do bicho, também criado pelo Barão dentro das leis da época. Foi no dia 28 de setembro de 1871 que a Princesa Isabel assinou a Lei do Ventre Livre, tornando livres todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data.

A Vila Isabel passou por várias transformações, desde quando era a Fazenda do Macaco, com plantações de cana-de-açúcar, até se tornar um bairro importante do Rio de Janeiro.

Por causa de sua beleza natural, sua origem, sua história e suas lutas, Vila Isabel tornou-se uma fonte inesgotável de inspiração para os poetas. Até hoje costuma-se dizer que quem nasce em Vila Isabel já nasce poeta ou compositor. E não foram poucos os poetas brasileiros ligados à Vila. O mais famoso é Noel Rosa, que nasceu no bairro em 11 de dezembro de 1910. E muitos outros foram revelados ali, na terra do Barão de Drumond. Orestes Barbosa, Pixinguinha, Braguinha, Martinho da Vila, Antônio Nassara, João de Barro, Guilherme de Brito, Margarida Ottoni, Aldir Blanc e Nei Lopes são alguns dos inúmeros nomes que fizeram e ainda fazem a alegria dos corações brasileiros. Pelas calçadas onde surgiram algumas das mais famosas composições da MPB, várias delas, aliás, podem ser encontradas no chão, em partituras desenhadas na calçada com pedras portuguesas. Quem teve essa idéia foi o arquiteto Orlando Madalena, em 1964, para comemorar os quatrocentos anos do Rio de Janeiro. Coube ao compositor Almirante escolher as músicas que ficariam gravadas no chão da Vila. São 20 ao todo: Pelo telefone (Donga e Mano de Almeida), Feitiço da Vila (Noel Rosa e Vadico), Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro), Luar do sertão (Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco), entre outras.

Hoje Vila Isabel tem uma vida noturna com bares onde é comum encontrar músicos de repertório eclético: de rodas de samba a grupos de rock, de trios de forró pé-de-serra à MPB voz e violão. Há até lugares sem música alguma, mas que fazem o dever de casa com um chope gelado e comida honestíssima. E isso a meio caminho tanto da Zona Sul como da Zona Norte. Como já disse Noel, quem é da Vila não vacila.

Nada é como antes, mas uma nova história está começando em Vila Isabel. Como cantou o mestre Noel, A Vila "Tendo nome de princesa / Transformou o samba / Num feitiço decente / Que prende a gente".

Bibliografia: Aragão, Nilde Hersen – "Vila Isabel Terra de Poetas e Compositores". Rio de Janeiro, Ed.Conquista, 1997.Clipping UERJ - Programa - Jornal do Brasil

6 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre vc se coloca de maneira abrangente e completa sobre os temas que expõe. Fico muito feliz de saber que voltou a escrever e mostrar a todas as pessoas como é belo o carnaval do rio que amamos...
um abraço cheio de saudades da Exótica RJ

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo Blog. Também achei justíssima a vitória da Vila Isabel e falei um pouco sobre isso lá em meu blog, do qual vc já está convidado a visitar. Um abraço e boa sorte!!! Eu volto, hein!!! rs!

Claudinha ੴ disse...

Oi Rogério! Parabéns para a Vila Isabel! Parabéns pelo documentário no blog. Eu não tenho a minha escola preferida, nunca as vi de perto, mas fico com o Luiz Melodia: Se alguém quer matar-me de amor, que me mate no Estácio, bem no compasso... Um beijão, volto logo também!

Anônimo disse...

oi,dei uma passadinha para ver seu comentario sobre a Vila Isabel, achei mais que merecido,pois há bastante tempo que não ganhava um campeonato,legal!!!!!
bjsss Carol

Anônimo disse...

Muito bom memso reviver essa historia...


E como prometido o blog foi atualizado em momento de recordação...abraços e espero vc la...

Anônimo disse...

Hummm, nao gosto muito de escolas de samba... mas gosto de carnaval :P

Parabéns pela vi campeã :D

bjos